Home Fóruns Criação de Núcleos do Museu da Pessoa Módulo 7 – Ativar: Ativação de núcleos do Museu da Pessoa em museus

Módulo 7 – Ativar: Ativação de núcleos do Museu da Pessoa em museus

Voltar para o curso
Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1105

      Módulo 7 – Ativar: Ativação de núcleos do Museu da Pessoa em museus

    • #1643

      Para além do auxilio na mediação, no tópico “dinamizar as exposições e atividades”, pergunto se isso se refere a divulgação também, pois no período de eleições, como instituição municipal, a divulgação das atividades do Museu nas redes sociais, em virtude da lei, ficam bastante prejudicadas.

    • #1669

      Mayra Gusman de Souza
      Participante

      Muito interessante essas sugestões de ações, porém acho interessante tê-las em forma de arquivo para podermos guardá-las e utilizá-las futuramente.

    • #1733

      Marcia Trezza
      Moderador

      Oi Débora,

      No tópico “dinamizar as exposições e as atividades”, a ênfase está na relação com a difusão das histórias e a ampliação de seu alcance ao público. As ações de divulgação pela instituição municipal, como você colocou, seguem os parâmetros definidos para o período de eleições.

      Se houver mais dúvidas, continuamos a conversar.

       

    • #2234

      Boa noite pessoal, estou meio confuso de como propor uma ação para meu grupo.

    • #2255

      Estou acompanhando os módulos e também nosso primeiro encontro on line, dessa Formação.

      Então, pelo que compreendi, mandamos por e-mail um Plano de Formação que contêm as respostas das perguntas listada por esse módulo, contendo também um planejamento e um cronograma de atividades de nosso grupo escolhido.

      Minhas dúvidas são as datas. Se compreendi, temos até 15 de outubro para enviar esse Plano de Formação por e-mail? Se estou enganada, por favor, qual a data correta.

      Também me preocupo com o relato de experiência, qual a data limite para que enviemos nossos relatos de experiências para a equipe, para que possamos, finalmente receber nossa certificação? Há data limite, ou o prazo é um pouco maior, por exemplo, até final desse ano de 2020? Farei meus encontros todos no digital, mas isso demanda tempo dos particpantes, pois só podem participar em um a cada quinze dias, pois todos exercem outras atividades, como eu, em home office. O prazo estentido, para entrega do relato de formação, até o final desse ano, seria excelente, pois contribuiria para uma melhor qualidade desse relato.

      Outra dúvida, se o relato é em si um relato escrito, como fazemos em relatos de campo nas áreas de Psicologia e outras afins, ou se têm que ser uma produção cultural necessariamente!?

      Meus encontros serão no classroom do Google, usando o Meet, porque meus participantes estão totalmente integrados a esse programa, há como atualmente usarmos todos as modalidades de quadradinhos em tela, semelhante a do zoom, em que todos são capazes de se enxergarem… então acredito, que não haverá problemas. Também estarei gravando os encontros. Meus participantes já se acostumaram a esse programa, pois é o mesmo que assistimos nossas aulas…

      Bem, essas são algumas das minhas dúvidas… eu prossigo com o que foi previamente combinado em nosso primeiro encontro digital on line, e estatrei realizando um primeiro encontro do grupo antes do dia 17 de setembro.

      Obrigada,

      Taty

    • #2256

      Carolina Wanderley
      Participante

      Boa tarde a todos e todas!

      Me chamo Carolina de Castro Wanderley, e acabo de finalizar a leitura e o estudo do material do curso, aproveitando o feriado. Foi um enorme prazer conhecer tudo.  Foi também muito emocionante ver e ouvir tantas pessoas, que dentro de si carregam museus vivos.

      Já tenho uma ideia do grupo do projeto de memórias, mas me darei alguns dias.  Para lembrar e pensar em tudo o que vi aqui, e para minha emoção digerir, para novamente buscar.

      Muito obrigada!

      Carolina

    • #2261

      Boa noite, estou com algumas dúvidas sobre o plano de formação.

      Vou trabalhar com o grupo do Museu das Coisas Banais que trabalha a relação das pessoas com objetos afetivos, gostaria de trocar ideias, pois não estou sabendo o que propor, pois pela virtualidade eu vou conseguir executar a formação.

      Mas ainda estou meio perdido que como elaborar o plano .

      Rafael Chaves

    • #2281

      Olá Tatiana

      É isso mesmo que você diz. O grupo tem até o dia 15 de outubro para entregar o seu plano de formação. Com essa entrega, você receberá um certificado de participação do curso.

      Quanto a entrega do relato da realização da formação, vamos combinar com cada um o prazo razoável. Não é preciso entregar um produto cultural, é um relato mesmo. Você poderá anexar, fotos, vídeos do processo.

      Como você tem condições de realizar a formação do seu grupo a distância, acredito que o final de 2020 é um bom prazo. Mais adiante podemos combinar o dia da entrega e você receberá a certificação de Formador na Tecnologia Social da Memória.

      Abraço

      Sônia

    • #2282

      Olá Raphael

      Sugiro que você faça todo o percurso do curso, participe dos encontros, avalie a possibilidade de fazer algumas das atividades e vá tentando responder as perguntas do plano e anotando duas dúvidas. Entre os dias 5 e 15 de outubro estaremos a disposição para ajudar o grupo a elaborar o plano. Você pode esperar até lá?

      Agora, recomento que procure organizar as suas dúvidas por módulos, por conteúdo e coloque nos fóruns e nos nossos encontros a distancia. Assim nós podemos ir te ajudando e o grupo também.

      Abraço

      Sônia

    • #2283

      Olá Pessoal, Boa tarde!

      Acabei de encerrar a leitura dos módulos, encantada com todo o conteúdo.

      Mas gostaria de tirar algumas dúvidas.

      1-Entendi que para receber um certificado “como participante” tenho que enviar até o dia 15 de outubro de 2020 um plano de formação (forma escrita) ,que será aplicado em um grupo ( mínimo 3 pessoas), respondendo as perguntas colocadas aqui no último slide do módulo 7. Pretendo compartilhar esse conteúdo  com o grupo de pesquisa do qual eu faço parte na universidade. Minha dúvida é preciso enviar algum vídeo registrando o processo de formação e criação do plano?

      2- Para receber o certificado “de formador” diz  que será necessário enviar um relato da formação do grupo na realização do projeto de memória. Minha dúvida esse relato seria no caso um depoimento do grupo que formei, no mesmo vídeo que será registrado a ação da memória? Sou de Sergipe e pretendo realizar o registro de memória de um grupo de Teatro de Bonecos, Chamado Mamulengo do Cheiroso.Para esta modalidade de certificação compreendi que o grupo que eu formei irá registrar a memória do Grupo Mamulengo do Cheiroso e terei um prazo para confirmar a entrega, entendi direito? outra dúvida no caso do registro de memória pode ser 1 pessoa ou tem que ser grupo também?

      No mais, gostaria de agradecer a oportunidade de participar do curso e todo o conhecimento compartilhado.

    • #2306

      Excelentes práticas que nos inspiram. Espero poder contribuir com práticas semelhantes e/ou a criação de novas.

    • #2395

      Bom dia, Heyse

      Que bom que você já percorreu todo o curso e se encantou.

      Olha só, no nosso próximo encontro conversaremos bastante sobre o plano de formação, o que indicamos e esperamos para certificar os participantes. Mas, de qualquer forma, já te adianto que para você receber o certificado de participação você deverá nos apresentar até o dia 15 de outubro o plano de formação do grupo com quem você fará o projeto de memória.

      Para receber o certificado de formador na tecnologia social da memória você deverá nos apresentar um relato escrito de como foi o processo de formação, o projeto de memória que vão realizar, que metodologias você usou na formação do seu grupo e uma avaliação dos resultados.

      Se você registrar a história de uma pessoa do Grupo Mamulengo, você não terá a memória do Grupo Mamulengo e sim daquela única pessoa. Você deve definir com o seu grupo quantas pessoas vão ser ouvidas e que memória vocês querem registrar.

      Abraço e até o dia 02.

      Sônia

    • #2402

      Bora arregaçar as mangas para compor o Plano de Formação!?

    • #2403

      Denise Eloy
      Participante

      Olá, pessoal,

      Também finalizei agora o percurso formativo e gostaria de agradecer a descoberta e a vivência. Foi muito, muito rico conhecer com detalhes a Tecnologia Social da Memória, suas infinitas possibilidades de aplicação e o quanto pode mobilizar grupos e pessoas. Assim como outra colega falou acima, entrei com uma ideia específica, que pretendo desenvolvê-la, mas já consigo vislumbrar utilizar a TSM em outros processos coletivos. Entender o profundo significado da memória (individual, coletiva, social) como parte da nossa humanidade foi muito especial.

      Agora é refletir sobre tudo o que foi visto, lido e conversado e estruturar com detalhes o plano de formação!

    • #2409

      Claudia Lobo
      Participante

      Olá! Terminei o curso hoje e fiquei com uma dúvida: até amanhã (06/10)tenho que enviar somente o formulário ou preciso também já enviar o plano de formação?

    • #2411

      Pessoal gostaria de saber se poderiam deixar disponíveis os módulos do curso para <b><i>download?</i></b><i> Pois quero aplicar o curso para o grupo que vou formar conforme está dentro da plataforma.</i>

      Aguardo.

    • #2414

      sandra santos silva
      Participante

      <span style=”color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;”>Caras Sonia e Anne e demais da equipe do Museu da pessoa</span>
      <div style=”color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;”></div>
      <div style=”color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;”>Agradeço a oportunidade de participar do curso de Formação de Formadores</div>
      <div style=”color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;”>no uso da tecnologia social da memória.</div>
      <div style=”color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;”>Obrigado pela disposição e orientações que nos foi  dadas, cada módulo, foi um enriquecimento de conhecimento.</div>

    • #3867

      Tiago de Oliveira
      Participante

      Ativar um Museu não é tarefa simples, mas não é impossível. Acredito que as possibilidades são muitas, basta seguir os exemplos e adequá-las a sua realidade e intenção.

    • #4889

      Fram Rocha
      Participante

      Olá. Vocês estariam de modo presencial em alguma oportunidade conosco<span style=”color: #444444; font-family: Montserrat;”>?</span>

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.