Home › Forums › Criação de Núcleos do Museu da Pessoa › Módulo 4 – Construir – entrevistas e relatos biográficos › Reply To: Módulo 4 – Construir – entrevistas e relatos biográficos
Marcia Trezza
Oi, Isadora!
Sim, são vários os caminhos para a construção da narrativa que o projeto propõe. Como você bem observou, o grupo ou a organização poderá escolher quais metologias aplicar para realizar a escuta e registrar as memórias. E poderá utilizar mais de uma para um mesmo projeto, a partir das definições do diagrama de sentido da memória. Mas, como dissemos nos nossos encontros, o próprio diagrama poderá ser revisitado e reformulado a partir de reflexões durante o desenvolvimento do projeto.
Sobre em qual momento são feitas essas escolhas, geralmente no início e conforme o plano de trabalho, que também poderá ser aprimorado. Pode acontecer de pessoas que foram sendo envolvidas no processo, após conhecerem ou vivenciarem alguma metodologia, proporem sua aplicação em outros momentos ou com outros grupos.
Como são feitas as escolhas, sempre observamos o por quê e para quê aquela metodologia, que tem suas especificidades. Por exemplo, a roda de histórias poderá, como você disse, ser uma forma de criar ligação com o que estão construindo e ser também uma oportunidade de cada pessoa do próprio grupo contar um acontecimento de sua história de vida e escutar os seus parceiros. E, temos projeto, em que ela foi a metodologia central, realizada com diferentes grupos, algumas temáticas, outras não.
Além de diferentes metodologias poderem ser aplicadas com diferentes grupos, pessoas que participarem, por exemplo, da construção da linha do tempo coletiva ou da roda de histórias, poderão ser convidadas também para contarem a sua história de vida na entrevista.
Espero ter respondido às suas perguntas, mas vamos conversando, pois como você disse, são várias as possibilidades!
