Home Forums Criação de Núcleos do Museu da Pessoa Módulo 1 – Introdução Reply To: Módulo 1 – Introdução

Reply To: Módulo 1 – Introdução

Back to course

Home Forums Criação de Núcleos do Museu da Pessoa Módulo 1 – Introdução Reply To: Módulo 1 – Introdução

Thais Creolezio
Participant

Olá pessoal, bom dia!

Com bastante atraso, consegui participar do Fórum do Módulo 1.

Deste percurso inicial, fiquei sensibilizada com o vídeo do Lucas Lara sobre a criação de um Núcleo do Museu da Pessoa. Enquanto ele falava, passou toda uma retrospectiva dos meus últimos 3 anos no Museu Histórico de Jaboticabal. Somos um museu com uma equipe muito reduzida e com muitas dificuldades de gestão. No entanto, esses desafios nunca nos impediram de compartilhar nossos anseios de um museu tradicional se ressignificar e ter nas comunidades, no território e no patrimônio cultural local seu propósito de existência, atuação, compartilhamento e perspectiva de futuro.

Conforme o Lucas descrevia as finalidades de termos um Núcleo do MP (mobilizar pessoas, difundir um projeto, fortalecer o sentimento de pertencimento local, diversificar atividades educativas, promover encontros, apresentar resultados de programas e políticas e de diagnósticos locais e planejamento de ações), eu sinceramente respondi para mim: é tudo isso! O que eu desejo e almejo para o Museu Histórico de Jaboticabal é tudo isso! Ter um Núcleo que trabalhe para todos esses fins, que seja capaz de fortalecer o Museu e os laços com o território e as comunidades, que qualifique e capacite a Instituição independente de termos 1 ou 2 funcionários. Porque afinal, estamos em rede, criando uma rede e o sentido básico dela é a cooperação, as trocas, o sentido de trilhar caminhos juntos e manter-se unidos no mesmo propósito.

Gostei muito do depoimento do Gabriel Ortiz porque é muito inspirador ler e conhecer sobre vivências e experiências já fortalecidas que trabalham com comunidade e território. Aqui temos um Programa de Mentoria Social e o Projeto de Inventário Participativo de Pessoas e Memórias que queremos dar mais corpo, forma e revitalização dentro no Núcleo do MP.

E a fala da Berenice resumiu essa introdução de formação. Vidas importam e devem ser mais valorizadas ainda num contexto de crise política e sanitária.

Abraços

(PS: gente, quem assistiu a live da Laerte?!?!?! Que pessoa fantástica! Outra inspiração que temos que nos agarrar!