Home › Fóruns › Núcleo Museu da Pessoa em Escolas Públicas de Ensino Médio › Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: Construir Histórias Coletivas › Responder a: Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: Construir Histórias Coletivas
Ildálio Aguiar de Souza Santos
A realização das entrevistas e escutas foi um momento de descoberta, pude perceber que sei desenvolver uma escuta ativa (rsrs), diferente da roda de conversa, a qual realizei com meus companheiros de trabalho, realizei a entrevista com meus familiares. Conheci e pude sentir, por meio dos relatos, o quão bom é parar e simplesmente escutar o próximo independente do tempo dedicado compartilhar experiências, saberes e sensações é algo muito bom e mais, me fez pensar/refletir criticamente sobre as narrativas. Penso que Criar uma rotina de escuta de história de vida independente da forma que será desenvolvida é um grande desafio, principalmente quando pensamos em nossa realidade escolar atual, entretanto percebi que este momento de registro da historia de um local ou de uma pessoa por meio de memórias é muito válido e possui um papel importante para o desenvolvimento de culturas.