Home Fóruns Núcleo Museu da Pessoa em Escolas Públicas de Ensino Médio Módulo 2 – Tecnologia Social da Memória: Criar Sentido

Módulo 2 – Tecnologia Social da Memória: Criar Sentido

Voltar para o curso
Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2969

      Fórum destinado para as dúvidas do Módulo 2 – Tecnologia Social da Memória: Criar Sentido

    • #3340

      Joelmir Feitoza
      Participante

      Achei muito interessante esse objetivos  das tecnologias sociais da memória expostas no vídeo no qual se estabelece a criação e o compartilhamento de memorias a partir das histórias de vida.

    • #3363

      Célia
      Participante

      Atividade 2 linha do tempo coletiva muito interessante, mas nesse atual momento de pandemia, a atividade online fica prejudicada.

    • #3373

      Como professora de História é muito importante preservar a memória dos antepassados pois a memória é um instrumento de identidade e de conservação sociocultural.

    • #3391

      Sueli Rocha Bonfim
      Participante

      Criar, ouvir e conhecer as narrativas dos outros nos momentos acelerados em que vivemos possibilita-nos refletir sobre a importância da amizade. Destinar algumas horas retomar a ciência de ouvir o outro. Sobretudo, quando nossos problemas e trabalho são prioridade. Perdemos a percepção de ouvir o outro e a nós mesmo. Falta empatia e paciência espírito de coletividade. Neste módulo, ao criar sentido através dos relatos dos colegas mesmo que de modo online fortalecerá nosso grupo.

      • #3416

        Também penso como você. Falta empatia, e pela falta de tempo para nós mesmos acabamos não tendo paciência de escutar o outro, precisamos praticar mais a escuta ativa, ou seja, ouvir o outro, refletir com ele, tentar ajudar a resolver seus problemas, ou apenas ouvir mesmo, isso muitas vezes já ajuda muito, às vezes é só o que a outra pessoa precisa para se sentir melhor, é encontrar alguém que a escute e que dê atenção verdadeiramente, que se importe de verdade.

    • #3393

      Miriam Krenczynski
      Participante

      Foi interessante conhecer a tecnologia Social da Memoria, com relação a criação de sentido pois nesta etapa explicitaremos a razão do registro de histórias, alinhando expectativas, objetivos, o porquê e para quê estamos realizando esta empreitada.

    • #3395

      Olá

      Ficamos todos felizes com nossa criação de sentido!
      Como a história de cada um nos envolve e pomo vale a pena ser contada e ouvida.

    • #3401

      Dar sentido ao objetivo de criar um Núcleo do Museu da Pessoa em nossa Escola de forma sistematizada é importante para o grupo desenvolver de forma organizada o que se pretende. Experiência bacana, essa de criar sentido. Excelente atividade.

    • #3410

      Oi, Sou a Gabrieli. Sou aluna da E.E. Rui Barbosa, Campo Grande – MS. Tenho uma pergunta sobre o modulo 2 – Atividade 2! O que ele quis dizer com ” O que a linha do tempo traz é a consciência de que uma historia, seja ela individual ou coletiva, é uma escolha e não um espelho do aconteceu”?

      • Esta resposta foi modificada 3 anos, 4 meses atrás por Gabrieli Lucy Portella. Razão: Apareceu umas siglas, que eu não havia colocado
      • #3489

        JBARROS
        Participante

        Boa noite, Gabrielly, o fazer do historiador, por mais que ele busque retratar(espelho), condiciona ou é limitado ao seu próprio momento da existência.

    • #3418

      No contexto da Roda de Histórias vivenciamos um momento muito intenso, este nos interpelou a partir de uma escuta atenta entre os participantes da Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel.       Sobre as informações acerca do momento vivenciado pelos participantes, nos sensibilizamos com as reflexões expressas através da ‘fala’ das pessoas. Neste, foi apresentado impressões e concepções sobre tema escolhido e abordado espontaneamente a ser partilhado, que ora divergiam, ora convergiam e entrecruzavam, criando sentidos outros ao tocar as pessoas que estavam vivenciado a roda de histórias.
      A quantidade e a qualidade de informações e de interação entre os participantes foi intensa e sensível, permitindo-nos perceber as questões de saber, cultura e interpretações que subjazem aos discursos dos participantes. Ao contar a sua história e seus ritos, percebemos a potência do ser e saber de cada pessoa. Um momento colaborativo estabelecido nas relações de trocas, nas formas de ser, viver e aprender de cada pessoa.

    • #3420

      Junias Belmont
      Participante

      A roda de história possibilita conhecer o narrador, vivenciar suas emoções e entender o contexto dos fatos. A sistematização da criação do museu é muito importante conhecermos, uma vez que faremos tão logo o curso encerre.

    • #3431

      Juliana
      Participante

      Quero retomar aqui como foi a experiência da Roda de Histórias. Quando cada participante começou a contar seus relatos, esse foi em direção às memórias vividas, em geral da infância e da adolescência. O contar e o ouvir nos despertou um momento sensitivo, onde foi possível visualizar as folhas caindo, o cheiro da bolinho de chuva que era feito, a voz ouvida, até momentos difíceis como a cena de perder alguém que tanto amamos. Memórias sensitivas.

    • #3457

      Como professora de História a memória estabelece a permanência da identidade pois quem desaparece é o indivíduo e não o grupo, e fica e identidade pressupõe um elo , um suporte social.

    • #3474

      Olá! Fizemos nossa roda de histórias com  4 dos 5 participantes do grupo. O tema foi minha trajetória atá chegar no IFC (nosso atual e comum local de trabalho). Concordamos com um tempo de 5 minutos, mas em alguns casos chegamos a usar 10 minutos. Foi uma experiência muito rica, pois alguns já trabalham juntos a mais de 10 anos e nunca ouviram esses relatos, não sabiam das trajetórias, Ao final identificamos muitos colegas que nos despertaram a partir da nossa vivencia a vontade de conhecermos suas histórias de vida. Elencamos muitos nomes e desejamos que venham contá-las para nosso registro no Museu da Pessoas: Cada Escola um Museu! Foi indo!

    • #3482

      Conforme relatado em nossa reunião quinzenal, pude apreender muito com este modulo, a Tecnologia Social da Memória é algo totalmente novo e me proporcionou um momento de reflexão e de viagem, propiciando uma “volta no tempo” em marcos principais de minha vida .

      Nossa que experiência sensacional este módulo me proporcionou, ouvir e conhecer a história de vida das pessoas,  realizamos uma roda de conversa com os integrantes do curso de nossa escola com o tema livre e foi extremamente produtivo. Pude perceber  mediante os relatos da trajetória de vida e momentos significativos de meus companheiros o quão maravilhoso é ter memórias e principalmente partilha-las.

    • #3490

      Questões bem pertinentes… Considero que também seria um ganho a discussão e estudo de alguns teóricos com Halbwachs (memórias coletivas e individuais) e Pierre Nora (lugar da memória). Equipe Escola Estadual Graciliano Ramos.

    • #3497

      <table class=”MsoTableGrid” style=”width: 460.45pt; border-collapse: collapse; border: none; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-yfti-tbllook: 1184; mso-padding-alt: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” border=”1″ width=”614″ cellspacing=”0″ cellpadding=”0″>
      <tbody>
      <tr style=”mso-yfti-irow: 0; mso-yfti-firstrow: yes;”>
      <td style=”width: 70.75pt; border: solid windowtext 1.0pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Nossa memória</b></p>
      </td>
      <td style=”width: 84.95pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-left: none; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”113″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Sentidos da memória</b></p>
      </td>
      <td style=”width: 70.85pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-left: none; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Objetivos</b></p>
      </td>
      <td style=”width: 78.0pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-left: none; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”104″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Fontes da memória</b></p>
      </td>
      <td style=”width: 63.75pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-left: none; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”85″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Públicos</b></p>
      </td>
      <td style=”width: 92.15pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-left: none; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”123″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; text-align: center; line-height: normal;” align=”center”><b>Nossa história</b></p>
      </td>
      </tr>
      <tr style=”mso-yfti-irow: 1;”>
      <td style=”width: 70.75pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-top: none; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Que memórias queremos registrar?</p>
      </td>
      <td style=”width: 84.95pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”113″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Por que queremos registrar?</p>
      </td>
      <td style=”width: 70.85pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Para que queremos construir essa história?</p>
      </td>
      <td style=”width: 78.0pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”104″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Quem são as pessoas, os documentos e os objetos que escolhemos?</p>
      </td>
      <td style=”width: 63.75pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”85″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Para quem queremos contra nossa história?</p>
      </td>
      <td style=”width: 92.15pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”123″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Que história vamos contar? Como será socializada?</p>
      </td>
      </tr>
      <tr style=”mso-yfti-irow: 2; mso-yfti-lastrow: yes;”>
      <td style=”width: 70.75pt; border: solid windowtext 1.0pt; border-top: none; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Histórias de vida de pessoas que tiveram experiências no ambiente escolar e fora dele.</p>
      </td>
      <td style=”width: 84.95pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”113″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>A Escola Rocha Cavalcanti é quase centenária e tem contribuído bastante para a educação de pessoas da região.</p>
      </td>
      <td style=”width: 70.85pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”94″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Queremos que todos conheçam as memórias daqueles que por essa escola passaram.</p>
      </td>
      <td style=”width: 78.0pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”104″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>História de vida do patrono da Escola e de pessoas que estudaram na escola em diferentes épocas.</p>
      </td>
      <td style=”width: 63.75pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”85″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>Sociedade em geral</p>
      </td>
      <td style=”width: 92.15pt; border-top: none; border-left: none; border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border-right: solid windowtext 1.0pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;” valign=”top” width=”123″>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”>A história de vida de cada um deles. Será socializada em diferentes comunidades.</p>
      <p class=”MsoNormal” style=”margin-bottom: 0cm; line-height: normal;”></p>
      </td>
      </tr>
      </tbody>
      </table>

    • #3498

      Desculpas tentei postar a tabela de sentido e algo saiu errado.

    • #3499

      Fiquei encantada com a metodologia utilizada pelo Museu da Pessoa para realizar a Rode de Histórias.

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.