Home Fóruns Núcleo Museu da Pessoa em Escolas Públicas de Ensino Médio Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: Construir Histórias Coletivas

Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: Construir Histórias Coletivas

Voltar para o curso
Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2970

      Fórum destinado para as dúvidas do Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: Construir Histórias Coletivas

    • #3341

      Joelmir Feitoza
      Participante

      No atual momento em que vivemos, os registros das histórias são mais viáveis por vias tecnológicas a distancia (online). Mas as demais ideias presenciais também são muito boas.

    • #3399

      Boa noite!

      No Módulo 3 tive a oportunidade de ouvir novamente as histórias contadas por meu pai,pois resolvi praticar as atividades com seus relatos!

    • #3421

      Junias Belmont
      Participante

      Bom dia
      A entrevista é o método mais eficaz, no meu ponto de vida, de conhecer a história de vida de uma pessoa, você se apropria dos relatos, interage com o passado, viajando na sequencia de fatos.

    • #3427

      Sueli Rocha Bonfim
      Participante

      Construir as narrativas através da entrevistas possibilitou refletir como esta ação proporciona um certo devaneio. Os vídeos neste ambiente e as histórias contadas me fez viajar através dos relatos. Um fato observado foi a linearidade dos fatos sugere hábitos e culturas diferentes.

      • #3428

        Juliana
        Participante

        Que bacana, Suely. De fato, as histórias narradas nos fazem refletir, e vivenciar junto com a pessoa aquilo que foi narrado. Essa experiência é maravilhosa

      • #3432

        TATYANE LEITE GALVÃO
        Participante

        Nossa!!! realmente as histórias narradas possibilitam um experienciar. Como é bom ser plural, ver, ouvir e sentir a vivência dos outros.

    • #3429

      Juliana
      Participante

      Acessar histórias através de entrevistas é uma experiência singular. Há dois lados que eu pude perceber. Um, quando conhecemos a pessoa, é possível notar como uma história é construída pela perspectiva dela, sentir a maneira como ela vivenciou um fato que pode ter sido o mesmo que eu passei. Ao conversar com uma das pessoas da família percebi isso, o outro lado é quando entrevistamos alguém que não é tão próximo assim, de histórias que nós não vivenciamos diretamente, as narrativas contadas através da entrevista nos fazem montar um cenário imagético para tentarmos visualizar como foi para a pessoa vivenciar aquele fato narrado.

      • Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por Juliana.
    • #3433

      TATYANE LEITE GALVÃO
      Participante

      Realizar uma entrevista  é projetar-se totalmente no que está sendo dito, em vez de apenas ouvir passivamente a mensagem de quem está falando.

    • #3435

      Olá a todos e todas que usaram o espaço do fórum para compartilhar suas impressões e reflexões a respeito da atividade da entrevista.

      Faço um desafio a vocês de pensarem sobre a possibilidade da escola manter uma rotina de escuta de histórias de vida, seja por meio da entrevista ou das rodas de histórias. Desenvolvam as argumentações e compartilhem aqui conosco.

    • #3458

      A roda de história permite uma relação com o passado com novas indagações pela descoberta de novas dimensões que o presente projeta no passado, como luzes oferecidas pelas perguntas do presente.

    • #3462

      Os momentos das entrevistas, escutas e roda de história, foram  únicos , nos quais me fizeram  despertar as emoções , curiosidade e alegria de conhecer a história das pessoas que fazem parte do grupo. Foi prazeroso esta descoberta e muito importante.

    • #3479

      Olá! Fizemos nossa roda de histórias com  4 dos 5 participantes do grupo. O tema foi minha trajetória atá chegar no IFC (nosso atual e comum local de trabalho). Concordamos com um tempo de 5 minutos, mas em alguns casos chegamos a usar 10 minutos. Foi uma experiência muito rica, pois alguns já trabalham juntos a mais de 10 anos e nunca ouviram esses relatos, não sabiam das trajetórias, Ao final identificamos muitos colegas que nos despertaram a partir da nossa vivencia a vontade de conhecermos suas histórias de vida. Elencamos muitos nomes e desejamos que venham contá-las para nosso registro no Museu da Pessoas: Cada Escola um Museu! Foi indo!

    • #3485

      A realização das entrevistas e escutas foi um momento de descoberta, pude perceber que sei desenvolver uma escuta ativa (rsrs), diferente da roda de conversa, a qual realizei com meus companheiros de trabalho, realizei a entrevista com meus familiares. Conheci e pude sentir, por meio dos relatos, o quão bom é parar e simplesmente escutar o próximo independente do tempo dedicado compartilhar experiências, saberes e sensações é algo muito bom e mais, me fez pensar/refletir criticamente sobre  as narrativas. Penso que Criar uma rotina de escuta de história de vida independente da forma que será desenvolvida é um grande desafio, principalmente quando pensamos em nossa realidade escolar atual, entretanto percebi que  este momento de registro da historia de um local ou de uma pessoa por meio de memórias é muito válido e possui um papel importante para o desenvolvimento de culturas.

    • #3491

      Na entrevista de escuta, observamos como uma memória individual passa a ser coletiva na medida em que nos identificamos com alguns pontos em comum, como por exemplo, história de superação de vida.

    • #3492

      A Regra dos Três Terços me incentivou a pesquisar como usá-la. Obrigada pela dica.

    • #3500

      Ouvir uma roda de histórias, entrevistas de pessoas contando suas experiências de vida é contagiante. Dá vontade de contar histórias também.

    • #3501

      A entrevista requer técnica do entrevistador e que o entrevistado fique a vontade para contar suas histórias.

    • #3504

      Muito relevante os videos disponíveis, nos permite uma escuta atenta. As narrativas das pessoas são carregadas de memórias afetivas.

    • #4589

      edson.agreste
      Participante

      A construção das narrativas e a forma de comunicação têm as marcas de suas origens, quem as construiu, a identidade de um grupo e afinidade com a linguagem em usufruto. Gratidão!

    • #4888

      Encantada com conteúdo e vídeos disponíveis.

    • #4910

      As técnicas apresentadas, tanto a Roda como o Círculo, nos dão a chance de aproximar as pessoas e possibilitar o exercício da escuta para além de uma simples conversa. A necessidade de “roteirizar” para que tenhamos um produto de qualidade também precisa ser observado. às vezes, achamos que basta ligar o celular e sair gravando que tá pronto. Este curso nos possibilita, através dessa Tecnologia Social, dar vez e voz aos grupos comunitários, salvaguardando nossa cultura, mas com qualidade e respeito. Muito grato!

    • #5603

      Não sei se uma roteirização permitiria a espontaneidade da narrativa do sujeito

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.