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Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: construir registros coletivos

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    • #1102

      Módulo 3 – Tecnologia Social da Memória: construir registros coletivos

    • #1441

      Como fazer a limitação de tempo, sem ser indelicado? Algumas pessoas não tem muito limite, mesmo que seja combinado antecipadamente, sempre acontece de uma pessoa falar demais, o que vocês sugerem? Pois ao mesmo tempo, fico proecupado em cortar a história e ficar faltando um pedaço.

    • #1508

      Marcia Trezza
      Moderador

      Olá, Bertino!

      Você já realizou a roda de histórias? Se sim, como foi?

      De qualquer forma, sobre a sua pergunta, quando fizer os acordos com o grupo, será importante enfatizar o tempo da roda e que todos deverão ter a oportunidade de contar a história da sua vida que escolher. Então, se uma pessoa se alongar muito, os demais participantes ficarão com menos tempo ou até, alguns, sem tempo de contar a sua história.

      Essa explicação pode parecer óbvia, mas todos nós quando estamos fazendo um relato muito significativo e com vários detalhes, nem sentimos o tempo passar.

      Uma sugestão é que, após essa justificativa, você combine com o grupo que se a história estiver se alongando muito além do tempo combinado, você fará um sinal e a pessoa terá só mais um tempinho para concluir.

      Lembrando que será importante o grupo compreender o porquê de todos os combinados e estar de acordo, pois todos os participantes do grupo é que farão a roda acontecer.

      O que acha dessa sugestão, Bertino?

    • #1530

      Simone Villegas
      Participante

      Muito obrigada Marcia! Tinha a mesma duvida do nosso colega Bertino quanto ao tempo de cada participante, e como lidar com isso.

      Mas ainda não consegui entender a diferença de uma roda de historia e de um circulo de historia.

    • #1531

      Flávia Meira
      Participante

      Olá! Também gostaria de entender melhor a diferença da roda e do círculo de histórias. Segundo o conteúdo do estudo, basicamente há diferenças no número de participantes e na duração, mas a construção me parece a mesma ou muito similar, correto?

    • #1555

      Olá!

      Achei este módulo bem pertinente. Me interessa bastante o processo de “escuta” e eu gostaria de saber se há alguma relação direta da “escuta ativa” com a “escuta empática” ou comunicação não violenta.

      Obrigada

    • #1556

      Brenda Alves Marques
      Participante

      Olá!

      Tenho a mesma dúvida que a Simone, Flávia e a Nádia.

      Obrigada

    • #1581

      Jaqueline
      Participante

      Olá!

      Fiquei um pouco em dúvida sobre o funcionamento do primeiro e do terceiro círculo, do círculo de histórias. O primeiro seria apenas para os acordos? Os participantes contariam histórias? Ou apenas no terceiro as histórias seriam compartilhadas?

      Obrigada

    • #1583

      Isadora B. Athias
      Participante

      Olá gente!

      Sobre a diferença destas duas, não sei se reponde, quem vai poder dizer melhor é a Marcia. Mas pelo que eu entendi a principal diferença é o produto final.

      Na Roda de História, cada um vai contar sua história, sua narrativa, da forma como vier naquele momento. Fico imaginando que por mais que a gente pense no que vai contar, quando contamos uma primeira vez algo, somos movido muito pela emoção, pelo que o ato de falar nos desperta. E depois dependendo da dinâmica, cada um traz uma palavra ou comentário sobre a experiencia.

      Já no Círculo de História a principal diferença, que ficou pra mim, foi sobre a construção do registro. Uma construção consciente, pensada, refletida, escrita e reescrita. Pois cada um do círculo irá apresentar sua história 3 vezes em cada um dos Círculos e de formas diferentes:

      1. Cada um  contará sua história mais livremente, da forma como ela surgir pra cada um, (levando em conta que a memória faz escolhas que muitas vezes desconhecemos…) e os outros participantes podem acrescentar algo, colaborar, construir junto, de certa forma.
      2. Apresentação dos roteiros que cada ume construiu a partir da sua história contada anteriormente; aqui cada ume irá buscar a essência, os pontos principais, pensar em começo meio e fim; na forma como a história transmite melhor sua mensagem.
      3. Apresentação da história em si, após ela passar por todo este processo, de ter sido exteriorizada, voltado para dentro de novo, pensada, escolhida. Aí, se tem o produto final de cada indivíduo, que irá compor, com os outros, um todo, uma unidade.

      Espero que minha contribuição ajude 😉

       

    • #1672

      Olá a todos!

      Quanto ao círculo de histórias, fazer um roteiro, ainda que apenas para ser usado como guia, não tira a naturalidade do relato? É possível fazer o círculo sem pedir que a pessoa tenha um roteiro?

    • #1674

      Marcia Trezza
      Moderador

      Olá, Simone, Flávia, Brenda, Jaqueline, Isadora e Miriam,

      quantas questões importantes sobre o Círculo de histórias!

      Sim, Isadora, ajudou bastante. Fez uma boa síntese sobre o círculo e apontou as principais diferenças com a Roda de histórias: construir histórias compartilhadas e criar um produto com a sua própria história.

      Como lembrou Flávia, o número de participantes é menor para facilitar o processo de criação compartilhada e a duração é maior, pois enquanto na roda há um encontro, no Círculo há três momentos. Como afirma Isadora, o participante apresenta a sua história, três vezes de forma diferente, uma vez em cada círculo.

      Tanto a roda quanto o círculo poderá ser temático ou não, mas, o produto final de cada pessoa não necessariamente irá compor uma unidade do grupo. O que poderá acontecer é o grupo identificar conteúdos comuns entre as histórias e estabelecer relações entre as suas situações significativas.

      Miriam traz outra questão importante, sobre o roteiro em relação à naturalidade do relato. No 1º círculo, a metodologia é similar à Roda de histórias. O roteiro é proposto depois para a criação do produto com a história.

      O que acham? Foi possível mostrar as diferenças entre as metodologias?

       

       

       

    • #1679

      Marcia Trezza
      Moderador

      Oi, Nádia!

      O processo de escuta é mesmo essencial nessas metodologias e a escuta ativa significa aqui ouvir com atenção o que o outro tem pra contar, procurando conhecer e valorizar a sua história.

      Quanto à escuta empática e comunicação não violenta como método, não há uma relação direta, mas ao ouvir o outro como estamos nos propondo, sem julgamento, de forma atenta e respeitosa, essa história poderá trazer para a própria pessoa que conta e para quem ouve possibilidades de compreensão e entendimento.

      O que acha?

       

       

       

    • #2295

      A roda de histórias e o círculo de histórias são metologias novas na minha prática, enquanto historiadora que trabalhou com entrevistas individuais, sejam elas temáticas ou de histórias de vida. Pretendo colocar uma destas novas metodologias em prática.

    • #2404

      Meu coração ficou bem quentinho depois de assistir ao vídeo Roda de histórias.

      Gratidão.

    • #3478

      Gostei do módulo e atividade proposta.Interagimos, compartilhamos e ouvimos histórias muito significativas.Adorei !!!!

    • #3529

      HELENICE SCHIAVON
      Participante

      Coisa mais linda ouvir as histórias do grupo sinalizante!

    • #3534

      PAULA RUBENS
      Participante

      Olá,pessoal,

      Não sei se é possível, mas fiquei curiosa em  conhecer  melhor o passo a passo , ou os “bastidores” da roda que resultou no video da Roda de Histórias com moradores de assentamentos de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Que maravilha de registro!

      Mil perguntas me vieram à cabeça enquanto via os relatos: Como foi possível sintetizar a história de um povo,  em um video de apenas 7 minutos, com tanta informação relevante?! Quanto tempo durou esta roda? O video está editado por temas (preconceito, importância das escolas indígenas, medicina, etc) . Como isso se deu?  Os vários temas foram abordados na mesma roda por provocação de quem coordenava e a cada tema todos falavam sobre eles? Ou surgiram espontaneamente nas histórias individuais e foram agrupados na edição do vídeo?  O encontro registrado foi o primeiro? Ou houve um anterior de sensiblização?

      É muita vontande de aprender, gente!

    • #3535

      Estou fascinada, muitas informações.E o mais importante todo o conteúdo do curso nos é transmitido de uma maneira que apaixona.A elaboração do diagrama do sentido referente a memória e o que queremos registrar:os saberes, as experiências,valores, sensações, tudo foi possível ouvir nos relatos dos moradores
      de assentamento em Caucaia e São Gonçalo do Amarante, e foram ouvidos e filmados integrantes da tribo de diferentes idades.Relatamm diversos problemas,questionam a falta de respeito à cultura do povo indigena,a natureza está sendo devastada pelos homens,prejudicando todo o ecossistema e a vida de diversas comunidades.Tenho experiência em roda de histórias, mas sobre o círculo achei interessante os relatos e explicações no fórum.E realamente, as histórias de vida podem mudar o nosso jeito de ver o mundo,este curso nos amplia possibilidades de interpretar o mundo e a sociedade.

    • #3536

      Conteúdo referente a Círculos de história de grande relevância, dá o direcionamento ,construção de roteiros,planejamento ,estruturação, e muitos itens que nos agrega conhecimento e dá diretrizes para elaboração,escuta e roteização das histórias de um determinado grupo de 08 ou 10 participantes.

    • #3537

      A roda de histórias é muito dinâmica e tem muito a ver com a forma com que algumas comunidades costumavam interagir.

    • #3541

      Excelente , muito interessante essa formatação, participar das histórias tão diversas.

    • #3542

      Muito interessante a forma pela qual posso interagi: se essa história fosse minha, achei excelente .

    • #3544

      Andréa Alves Pinto
      Participante

      Eu particularmente sempre gostei de ouvir histórias e recontá-las estou achando o conteúdo fantástico, uma delícia…

    • #3545

      Fico cada vez mais apaixonada pelo que ja venho fazendo.Não foi possível fazer a roda seguindo essa ideia.Mas entendi a essência da metodologia e terremos Tempo para fazer. Quanto questão do tempo acredito que superei meu limite mas quero continuar me superando.

    • #3546

      Julio Cezar Chaves
      Participante

      Gostei muito do Módulo 3. Pensei que o processo da roda de histórias era difícil, todavia, estava enganado.

    • #3812

      Fiquei com dúvidas em diferenciar  a roda e o círculo de histórias.  A diferença esta no produto final? É isso? No mais, percebi que ultimamente há muitas historias minhas rondando virtualmente por aí ( brincadeira), achei o tópico muito interessante e me despertou para várias possibilidades de trabalho.

    • #3826

      Olá
      <p class=”MsoNormal”><span style=”font-size: 12.0pt; line-height: 107%; font-family: ‘Arial’,sans-serif;”>A tentativa de gravação do relato pode ser em até quantas vezes? Caso o entrevistado apresenta nervosismo.</span></p>
      <p class=”MsoNormal”><span style=”font-size: 12.0pt; line-height: 107%; font-family: ‘Arial’,sans-serif;”>Fiquei com dúvidas sobre os acordos, os participantes continuam contando histórias?</span></p>
      <p class=”MsoNormal”><span style=”font-size: 12.0pt; line-height: 107%; font-family: ‘Arial’,sans-serif;”>Ou os acordos são com os futuros entrevistados?</span></p>

    • #3859

      Já utilizei, para administrar o tempo de falas, em outros contextos e depois de ter sido acordado com o grupo; uma ampuleta com a determinação do tempo de fala.
      Já usei virtuais e ampuletas físicas.
      Pode ser eu impacte negativamente para algumas pessoas e, por isto, gostaria de ouvir opiniões e experiências semelhantes, e tiverem.
      Obrigado

    • #3862

      Tiago de Oliveira
      Participante

      Interessante como são bacanas as dinâmicas da Roda de História e Círculo de Histórias.

    • #4069

      Sandra Agustini
      Participante

      Fantástico módulo e de grande valor assim como todo o curso.

      Sobre as rodas virtuais, olhei o manual, penso que seja importante alertar que somente contas corporativas (google) e pagas (zoom) permitem a gravação do encontro.

    • #4383

      Olá
      Achei muito bom os vídeos das rodas de história, principalmente a do museu que explica muito bem todos os passo e particularidades de uma roda.
      Obg.

    • #4386

      Ludmila de Moura
      Participante

      Olá. Muito interessante os exemplos apresentados.

      Também fiquei em dúvida sobre os “bastidores” das gravações, sobre a edição para o vídeo final.

      Quanto às plataformas para videoconferência, faltou o Teams, da Microsoft, que é gratuito e permite gravação gratuita também.

      Abraços.

       

    • #4776

      Soraia
      Participante

      Ainda preciso entender melhor as diferenças entre roda e círculos de história. Mas me pareceu que nos círculos você pode interferir na história dos outros, e na roda não. É isso?

    • #4777

      Soraia
      Participante

      Gostei muito dos vídeos.

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