-
AutorPosts
-
-
27/07/2020 às 10:47 #1532
Ana Claudia Barreiros Pietsch CunhaParticipanteMuito legal esse módulo, não sabia como fazer catalogação, bem interessante e o quão prático e necessário é organizar os arquivos
-
04/08/2020 às 17:05 #1584
Mayra Gusman de SouzaParticipanteUma dúvida, por que o Museu da Pessoa optou por utilizar a forma de catalogação da arquivologia e não da Museologia?
-
10/08/2020 às 14:48 #1675
Marcia TrezzaModeradorOi, Mayra!
O coordenador de acervo do Museu da Pessoa, Felipe Rocha, nos explica que a catalogação realizada até o momento segue um padrão próprio, baseado em alguns princípios de catalogação arquivísticos e museológicos. Pelas particularidades de produção e incorporação de acervo, o código de cada entrevista reflete seu contexto de produção (projeto/programa de origem), tipo de entrevista e a numeração individual e sequencial de identificação.
Os campos de catalogação, por sua vez, combinam elementos presentes em uma série de padrões, como o Spectrum, Dublin Core, determinações do ICOM, entre outros. Assim, estão presentes elementos como dimensões e formatação, autoria e origem, data e local, descrição do item etc.
Qualquer dúvida, vamos trocando!
-
14/09/2020 às 22:15 #2298
Janielly Souza dos SantosParticipanteEste módulo fora rico quanto aos detalhes e dicas de como catalogar um acervo construído ou em construção, principalmente no que se refere a acervo digital.
-
04/03/2021 às 14:28 #2442
Claudio Mendes OliveiraParticipanteinteressante saber organizar os arquivos, algo que pecamos muito e nos perdemos a procurar, eu tenho muitas dificuldades em organizar fotografias, visto que fotografo e as vezes arquivo por data, local, nome do evento e não sigo á risca.
Uma duvida ficou oque e como seria arquivo catalogação guarda chuva.
-
26/07/2022 às 15:06 #3865
Tiago de OliveiraParticipanteVimos a importância de organizar o material produzido para que tenha mais durabilidade e acessibilidade.
-
17/10/2022 às 15:29 #4183
Casa de minha avóParticipanteUma forma boa de organizar nossos registros e termos atalhos para achar nossa produção quando precisar.
-
17/10/2022 às 16:24 #4184
Casa de minha avóParticipanteNa questão de preservar nosso material é de suma importância apesar de ainda com esses cuidados acontecer o inevitável. Já tive essa infeliz experiência de perder uma boa quantidade de registro, fotos digitalizadas, e o que me salvou foi que tinha guardado em outros recursos. Hoje guardo tudo no google Drive e cópias no notbook.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.