Home Fóruns Criação de Núcleos do Museu da Pessoa Módulo 5 – Tecnologia Social da Memória: organizar

Módulo 5 – Tecnologia Social da Memória: organizar

Voltar para o curso
Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1227

      Módulo 5 – Tecnologia Social da Memória: organizar

    • #1532

      Muito legal esse módulo, não sabia como fazer catalogação, bem interessante e o quão prático e necessário é organizar os arquivos

    • #1584

      Mayra Gusman de Souza
      Participante

      Uma dúvida, por que o Museu da Pessoa optou por utilizar a forma de catalogação da arquivologia e não da Museologia?

    • #1675

      Marcia Trezza
      Moderador

      Oi, Mayra!

      O coordenador de acervo do Museu da Pessoa, Felipe Rocha, nos explica que a catalogação realizada até o momento segue um padrão próprio, baseado em alguns princípios de catalogação arquivísticos e museológicos. Pelas particularidades de produção e incorporação de acervo, o código de cada entrevista reflete seu contexto de produção (projeto/programa de origem), tipo de entrevista e a numeração individual e sequencial de identificação.

      Os campos de catalogação, por sua vez, combinam elementos presentes em uma série de padrões, como o Spectrum, Dublin Core, determinações do ICOM, entre outros. Assim, estão presentes elementos como dimensões e formatação, autoria e origem, data e local, descrição do item etc.

      Qualquer dúvida, vamos trocando!

    • #2298

      Este módulo fora rico quanto aos detalhes e dicas de como catalogar um acervo construído ou em construção, principalmente no que se refere a acervo digital.

    • #2442

      interessante saber organizar os arquivos, algo que pecamos muito e nos perdemos a procurar, eu tenho muitas dificuldades em organizar fotografias, visto que fotografo e as vezes arquivo por data, local, nome do evento e não sigo á risca.

      Uma duvida  ficou oque e como seria arquivo catalogação guarda chuva.

    • #3865

      Tiago de Oliveira
      Participante

      Vimos a importância de organizar o material produzido para que tenha mais durabilidade e acessibilidade.

    • #4183

      Casa de minha avó
      Participante

      Uma forma boa de organizar nossos registros e termos atalhos para achar nossa produção quando precisar.

    • #4184

      Casa de minha avó
      Participante

      Na questão de preservar nosso material é de suma importância apesar de ainda com esses cuidados acontecer o inevitável. Já tive essa infeliz experiência de perder uma boa quantidade de registro, fotos digitalizadas, e o que me salvou foi que tinha guardado em outros recursos. Hoje guardo tudo no google Drive e cópias no notbook.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.